top of page
  • Pinterest - círculo cinza
  • Instagram
  • YouTube
  • TikTok

5 Modelos de varal para lavanderias pequenas


Lavanderia pequena varal

Hoje trago para você algumas sugestões de varais pouco convencionais mais muito eficientes para você estender a roupa em sua lavanderia pequena. As lavanderias estão cada dia menores e muita gente acaba optando por ter uma secadora de roupas para economizar o espaço dos varais, mas há muitas possibilidades de varais compactos e eu vou te dar algumas alternativas.


1 - Varal do tipo gaveta


Varal embutido

Esse modelo de varal faz o maio sucesso todas as vezes que eu publico. Ele fica embutido na marcenaria, é super discreto e o visual é bem bonito. A possibilidade de embuti-lo na marcenaria é o seu maior atrativo.



varal embutido tipo gaveta

A primeira vista ele pode parecer muito complicado mas se você olhar com calma vai perceber que a ferragem utilizada para este varal é uma ferragem de calceiro, aquelas que usamos para pendurar calças nos armários de roupas.

varal embutido tipo gaveta

Para fazer um varal como este basta adaptar esta ferragem de calceiro em um dos módulos do armário da sua lavanderia, utilizando uma frente de gaveta. Assim é possível puxar o varal como uma gaveta para estender as roupas e recolhe-lo quando ele não estiver mais sendo usado.


2 - Varal vertical embutido


Varal vertical embutido

Eu vi muito esse tipo de varal em lavanderias americanas mas aqui no Brasil ele é pouco comum. Trata-se de um varal vertical, que fica também embutido na marcenaria mas na vertical.


O mecanismo é bem simples, a criatividade fica por conta da forma de guardá-lo. Ele fica em uma espécie de estante deslizante com barras colocadas verticalmente que podem ser movimentadas na altura para estender os mais diferentes tipos de peças.


Varal vertical embutido

Este varal é especialmente útil para aproveitar pequenas frestas na modulação do armário. Outra vantagem é que , se você planejar deixá-lo na parte do armário mais próxima da janela, ele pode ser facilmente arrastado e posicionado em frente a ela, facilitando a secagem das roupas.


Para abrir e fechar este tipo de varal são usados trilhos como os de uma de gaveta, só que fixados na parte superior do armário. Um mecanismo bem simples de ser executado por um marceneiro.


3 - Varal mágico


Este modelo de varal recebeu este nome por causa do mecanismo de abertura e fechamento. Quando fechado o varal mágico parece um detalhe na parede, super fininho e discreto mas quando aberto ele se transforma em um varal super eficiente e as varetas onde as roupas ficam penduradas se abrem "magicamente".


Varal mágico retrátil

Ele é ótimo para ser fixado tanto na parede quanto na marcenaria e é vendido em vários tamanhos. O modelo menor é o mais discreto e conforme o tamanho vai aumentando ele vai ficando com um visual mais "pesado".


Eu recomendo, caso você tenha necessidade, ao invés de comprar um modelo grande comprar dois médios por exemplo para distribuir as roupas já que o grande acaba perdendo um pouco da "magica"de ser uma peça ultra discreta.


4 - Varal de piso vertical



Aquele varal de piso que todo mundo conhece é uma peça grande que dificilmente pode ser armado na lavanderia. Uma solução comum em apartamentos é acabar utilizando este varal na varanda e secar as roupas na varanda acaba sempre dando aquele ar meio bagunçado para a casa.


Uma solução de varal de piso versátil e que ocupa bem menos espaço é o varal de piso vertical.

Ele fica fechado de forma bem compacta e quando aberto ele tem vários andares para que você consiga estender muita roupa sem ocupar muito espaço.




Essa é uma ótima solução para você quer economizar espaço com o varal mas também quer ter a mobilidade de poder mover as roupas para a frente de uma janela que receba mais sol por exemplo.


4 - Varal extensível


E por último o este modelo que é quase invisível quando não esta sendo utilizado. É o tradicional varal de fio só que ao invés de ficar esticado ele fica guardado em uma mecanismo que recolhe automático (tipo aqueles que tem em trenas). Para utilizá-lo basta esticar o fio e prende-lo no outro lado da parede.


Apesar de ser bem compacto quando não esta sendo utilizado, quando ele esta com roupa ele tem as mesmas desvantagens do varal de fio. As roupas geralmente ficam no meio do caminho e o ambiente fica com um aspecto bagunçado.


Só utilize este tipo de varal se você estender pouca roupa, ou seja, secar a maioria em secadora, ou se tiver algum cantinho bem escondido para colocá-lo.


0 comentário
logo Novo - odCasa.png
Mop Spray_edited.jpg

Mop Spray

shopee_produtos_edited.jpg

Produtos
Shopee

Aspirador_de_Pó_Robô_KaBuM!_Smart_100_2.png

Robo aspirador

Design sem nome (19).jpg

ORGANIZAÇÃO .DECORAÇÃO . CASA PRÁTICA

logo Novo - odCasa.png
bottom of page