top of page
  • Pinterest - círculo cinza
  • Instagram
  • YouTube
  • TikTok

Bancada da cozinha sem área molhada



A área molhada é aquela parte rebaixada da bancada da cozinha que fica próxima a pia e á praticamente uma unanimidade nas pias das casas brasileiras. Mas sabia que ela esta entrando em desuso?


Muita gente quando vê a foto de uma bancada sem o rebaixo da área molhada fica espantado mas você sabia que nos Estados Unidos a grande maioria das bancadas não tem a área molhada?

E tudo indica que essa moda esta chegando por aqui!


Eu confesso que acho a bancada sem o rebaixo bem mais bonita, o aspecto uniforme e único da pedra fica muito mais bacana. Mas será que uma bancada sem área molhada funciona ou a água vai espirrar para todo o lado?


Existem 3 motivos pelos quais os americanos não tem a área molhada nas suas bancadas e pelos mesmos motivos ela também vai deixar de existir por aqui:


Eles usam menos a bancada para lavar louça




O fator cultural é o principal motivo para não ter a área molhada nas bancadas das cozinhas americanas. Nos Estados Unidos, louça se lava na máquina de lavar louça e não na pia.


A lava louças é um eletrodoméstico presente em praticamente todas as casas americanas, desde as mais simples até as mais luxuosas. É mais ou menos como é a máquina de lavar roupas por aqui, já faz parte da rotina deles.


Como lava-se pouca louça na pia, a molhaceira é menor e isso possibilita ter uma bancada sem o rebaixo de contenção da área molhada.


As cubas são enormes



As cubas americanas são gigantes o que torna bem mais fácil a tarefa de lavar as coisas sem espirrar água para fora.

Além de grandes em dimensões as cubas são mais fundas que as nossas, por isso a água não espirra tanto.


Eles costumam ter vários acessórios que acompanham essas cubas, para lavar as coisas em cima da área da cuba. Então o que a gente acaba usando a área molhada para fazer como lavar salada, frutas e ensaboar pratos os americanos acabam fazendo dentro da própria cuba, com os acessórios adequados.



Há acessórios de escorredor, porta sabão, divisórias e várias outros que facilitam usar a área da cuba para praticamente tudo que envolva água.


Ilhas não combinam com área molhada rebaixada




Os americanos amam ilhas na cozinha. Praticamente toda cozinha tradicional americana tem uma ilha ou ao menos península. E ao contrário daqui onde costumamos colocar o fogão na ilha os americanos preferem colocar a pia na ilha.


E para ter aquele visual de bancada enorme e contínua a ilha não pode ter rebaixos, então acredito que eles devem fazer um esforço maior para evitar a molhaceira só para ter a vantagem de poder ter a pia na ilha.


Eu pessoalmente prefiro muito mais a pia na ilha do que em frente a parede. Por que afinal é muito mais confortável lavar louças olhando para outro ambiente do que de frente para uma parede.


E você, gosta da nova moda de não ter a bancada rebaixada ou acha que bom mesmo é ainda ter a área molhada na bancada? Me conta nos comentários.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logo Novo - odCasa.png
Mop Spray_edited.jpg

Mop Spray

shopee_produtos_edited.jpg

Produtos
Shopee

Aspirador_de_Pó_Robô_KaBuM!_Smart_100_2.png

Robo aspirador

Design sem nome (19).jpg

ORGANIZAÇÃO .DECORAÇÃO . CASA PRÁTICA

logo Novo - odCasa.png
bottom of page